Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Fernando é formado em Tecnologia da Informação e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Possui mais de 8 anos de experiência em Recursos Humanos de TI, onde se destacou no mercado por sua atuação como HeadHunter e Especialista em Carreiras SAP. Atualmente é Consultor Funcional SAP HCM.

10 de janeiro de 2010

UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE O MERCADO DE TI.

Ao longo dos anos com o grande investimento de empresas estrangeiras no Brasil, muitas fusões foram feitas (empresas maiores adquirindo menores), novas parcerias foram constituídas, e cada vez mais essa é uma prática comum no mercado de TI. Dessa forma, havendo um aumento considerável no número de novos projetos de implementações, atualizações, integrações, suporte, melhorias, etc. Assim, a cobrança em atender esses projetos com agilidade e qualidade é constante. O mercado busca profissionais ágeis, qualificados e experientes, no entanto, mesmo com muitos profissionais atuantes na área, a procura por "skills" específicos, é incansável. Nesse aspecto a tecnologia influência consideravelmente o perfil técnico de cada profissional ao ponto de quebrar paradigmas, até mesmo mudando conceitos. Um exemplo é a mensuração do nível de senioridade. Considera-se um profissional sênior com no mínimo 5 anos de experiência. No entanto, em alguns casos dependendo da tecnologia pode-se considerar com um pouco mais de 3 anos, e assim por diante. Cada dia surge novas tecnologias, produtos, versões e que vem se transformando em tendências de mercado, ou senão o “boom” da vez, e com tantas mudanças certas exigências são pertinentes. Pois a maioria de profissionais tenta se adequar rapidamente a essas exigências, e sabemos que a cobrança do mercado não é flexível em alguns pontos. No campo do ensino, muitas Universidades e Centros de competências tecnológicos são criados com o intuito de preencher as novas demandas do mercado que surgem a cada dia. Porém, essas poderão não ser preenchidas, pois muitos profissionais recém chegados ao mercado não conseguem um espaço, tanto por falta de oportunidade ou falta de conhecimentos exigidos. Hoje, mais do que nunca as empresas buscam candidatos que preencha 100% o perfil da vaga, e é comum nos depararmos com exigências como: fluência em outro idioma, tempo de experiência, conhecimentos específicos e de negócio esses são sempre exigidos num processo de seleção, sem dizer as competências pessoais. Sendo assim, muitos recém formados não conseguem uma chance no mercado, e por isso com tantas frustrações desistem de iniciar uma carreira. Um dos fatores predominante é a falta de recursos para investimentos, e a longa espera para conseguir um emprego, que muitas das vezes parece ser cansativo e impossível.
Nesse contexto, quanto menos profissionais experientes e qualificados no mercado, menos projetos são atendidos em tempo hábil.
Mais empresas contratam consultorias, e o que era terceirização se torna quarteirização e até quinteirização. Consultores são contratados juntamente com profissionais de TI. Aliás, esses são dois perfis distintos (Consultores TI x Profissionais TI), ambos possuem atitudes e percepções de carreira diferente.
Por este ser um assunto abrangente, reservarei posteriormente um artigo exclusivo para esclarecimento do assunto. Enfim, esse mercado possui grande nuances e cabe a nós o discernimento (cada qual com sua função) em fazer que os obstáculos se transformem em resultados. Por isso é tão importante um momento de reflexão.

Autor: Fernando Ramos
_________________________________________________________________
Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

18 comentários:

  1. Boa tarde Fernando,

    Gostaria da sua orientação para alavancar minha carreira.

    Desde 2004 estou no mundo SAP, porém iniciei como ABAP e em seguida fiz academia do Módulo MM.

    A partir daí busquei diversas oportunidades de trabalhar em projetos, mas apesar disto só consegui atuar com suporte e melhorias.

    Tenho o sentimento de que quando vou fazer entrevistas os recrutadores acham pouca minha experiência.

    O que posso fazer para me tornar um profissional mais competitivo, visto que já ouvi diversas vezes que projetos de implementação já não existem mais. Melhorias participei de várias mas isto não parece ser suficiente.

    Agradeço muito sua orientação, visto respeito muito sua opinião e conhecimento do mercado.

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. VMG, sou Analista de Sistemas mas desejo ingressar agora no mundo SAP, mas antes gostaria de saber:

    - Como está o mercado de SAP atualmente?
    - Você se arrependeu de de especializar nesta área?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando! Obrigada por compartilhar seu texto conosco! Nele, você relata situações já conhecidas por nós que fazemos parte deste mercado de TI; concordo contigo que temos que refletir sobre as adversidades de nosso mercado para que possamos driblar tais desafios. Caso tenha como dividir com os seus colegas de profissão algumas das soluções que encontrou para obter um resultado mais eficiente na área de R&S, seria de grande valia!!!! Obrigada e abraços, Cristina.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Fernando, primeiramente parabéns pelo artigo!

    Estou a 4 anos no Mercado de TI e já presenciei em situações semelhantes o que dificulta a contratação de estagiários e recém-formados nas empresas. É obvio afirmarmos que para ceder uma vaga à um profissional independente de seu nível técnico, ele precisa acima de tudo possuir qualidades como ética, responsabilidade e comprometimento. Qualidades essas que só podem ser comprovadas através de indicações confiáveis de empregos anteriores ou serviços voluntários que possuam referências específicas sobre trabalho na área. De acordo com essas e outras exigências, o aluno não pode sair da faculdade só com o conhecimento acadêmico, pois é muito pouco para situações do dia-a-dia enfrentadas no ambiente de trabalho de uma empresa e para isso o ingressante da área deve procurar por oportunidades que proporcionam destaque maior dentro da própria faculdade, como por exemplo a publicação de Monografias e desenvolvimento de trabalho final apresentado como solução à um cliente externo. Outro exemplo é aprofundar o estudo sobre algum assunto de foco e publicar as conclusões em blogs ou sites relevantes.

    São detalhes que mesmo pequenos despertam qualidades que chamam a atenção no curriculum dos candidatos.

    Abraços,
    Tiago Facco

    ResponderExcluir
  5. Caro Fernando
    Acredito que no mercado de TI existe oportunidade para todos, porém com exceções como você mesmo coloca em seu artigo. Agora mais do que nunca a área de TI vem se tornando muito exigente e focada em resultados com o objetivo de reduzir custos.
    Como venho acompanhando as movimentações do mercado de TI há algum tempo também venho sentindo que agora por diante os níveis de conhecimento, ou seja, Junior, Pleno e Sênior, tendem a sofrer uma forte segregação, situação esta que há algum tempo atrás se encontrava bem conturbada.
    Enfim, minha sugestão para os companheiros de TI é que se prepararem e aguardem o advento do “boom” do mercado de TI aqui no Brasil, pois haverá oportunidades para todos.
    Abraços,
    Fabio Roberto Antunes
    Consultor SAP FICO

    ResponderExcluir
  6. boa tarde. Muito bom o artigo, Porem, gostaria de deixar um alerta para alguns colegas a fim de ingressar no mundo SAP. Ha 2 anos atras fui decidido a ingressar nesta atividade. Porem, depois de um longo investimento de tempo e dinheiro, nao consegui chance de projeto, porque o mercado nao absorve os profissionais recem formados em SAP! Eu e muitos colegas nos sentimos lesados, pois é um investimento alto e os cursos nos vendem a promessa de que o acesso é possivel. O mercado exige mais de 3 anos nas funcoes solicitadas e algumas consulorias, qdo resolvem dar uma chance, exploram muito os profissionais. Na verdade, eu nao aconselho entrar no mundo SAP atraves de investimento proprio...apenas aqueles que ja estao em algum projeto em vista é quem devem abraçar de vez esta vertente e permanacer por mais de 1 ou 2 anos...quanto a promessas dos cursos é puro papo de vendedor e mesmo tendo experiencia de mercado, eles exigem experiencia em SAP...nao bagagem profissional.

    ResponderExcluir
  7. Olá VMG,
    Agradeço seus comentários, quanto sua orientação, me adicionei no MSN (fernandoramos.sap@hotmail.com) ou Skype (fernando.ramos.rh) para que possamos conversar melhor.

    Obrigado
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristina,
    Agradeço seus comentários, acho conveniente me adicionar no MSN (fernandoramos.sap@hotmail.com) ou Skype (fernando.ramos.rh), dessa forma lhe auxiliarei melhor sobre suas dúvidas.

    Obrigado
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Thiago / Fábio / Helios,
    Agradeço os comentários e opiniões, esse foi o fundamento do blog.

    Obrigado
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  10. O Fernando é um profissional que esta me ajudando muito nesse meu início no mercado SAP, onde é muito dificil entrar como Consultor Junior, porém temos que estar sempre atualizados para que o inicio seja mais fácil.

    Grande abraço Fernando.

    Renato Meireles.

    ResponderExcluir
  11. Fernando,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por tudo que está fazendo.
    Meus amigos, conheço o Fernando faz algum tempo e ele sempre tem me ajudado nos momentos mais difíceis da minha carreira no mundo SAP por isso aconselho a sempre procurá-lo para conversar sobre projetos, oportunidades ou mesmo para descontrair e falar besteira como eu sempre faço rsrs.
    E muito difícil dizer para alguém que compensa ou não investir em SAP, pois como sabemos cada pessoa tem uma história. Conheço pessoas que com pouco tempo de carreira estão ganhando rios de dinheiro e outras que depois de muito tempo continuam tentando achar seu lugar ao sol. Mais uma coisa, posso deixar bem claro para todos. Se vocês investirem tempo, trabalharem duro e fizer um esforço para manter uma grande rede de relacionamentos iram se dar bem em tudo o que fizerem. Por isso aqueles que acabaram de sair de alguma academia não desistam continuem lutando.

    Abraços a todos e Boa sorte.
    msn: rodrigo_boto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião o mercado de TI ao meu ver, principalmente o de infraestrutura de redes, está crescendo e a quantidade de pessoal disposta a trabalhar está em total decadência, pois os qualificados tecnicamente estão se preparando para apenas serem Gestores. O que vai ser da área, GENTE QUE FAZ ?

    ResponderExcluir
  13. As empresas estão buscando no mercado os profissionais que conhecem muito uma ferramenta (especialista), mas esquece que o importante é o negocio, a capacidade de abstrair e buscar a solução que vão além, a capacidade de pensar. A empresa esquece que uma ferramenta é apenas uma ferramenta (CRM, ERP, BI, ....), que qualquer pessoa com um conhecimento mínimo pode aprender a usar em poucos dias, mas a capacidade de abstrair e pensar esta cada vez mais raro.

    ResponderExcluir
  14. Fernando, não se pode esquecer também que as grandes empresas estão comprando outras grandes empresas, fusões estão acontecendo entre grandes empresas, não só entre maiores e menores. Um exemplo é a Oracle e a Sun.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gláucio,
    Agradeço seus comentários, bem lembrando!!!
    Obrigado,

    ResponderExcluir
  16. Ola Fernando,
    Gostaria de Parabeniza-lo por este post, pois expressa bem como é o mercado atual, pois as Consultorias querem que o Profissional tenha experiência, mas não querem disponibilizar vagas para os iniciantes.

    Mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernando,
    li o seu artigo e gostaria de complementar a reflexão sobre dois assuntos, fusões e aquisições e a fragmentação no mercado SAP.
    As fusões e aquisições de consultorias SAP ocorre em ciclos. De tempo em tempo um ciclo acontece. O último ocoreu há uns 3 anos + ou - onde empresas brasileiras expandiram os negócios no exterior e empresas estrangeiras compraram algumas empresas brasileiras. O ciclo anterior a este aconteceu em 2000/2001 com a fusão ou separação entre as grandes consultorias internacionais. Lembram?
    A fragmentação no mercado de consultoria é um processo continuo; pequenas empresas de consultorias abrem as suas portas e enveredam no mercado. Talvez a motivação seja suprir a demanda dos clientes para pequenos projetos e outsourcing de recursos como, por exemplo, desenvolver melhorias como um colega escreveu. Exite tb a fragmentação nas tecnologias do mundo SAP. Com os conceitos de BPM e SOA incorporados as aplicações SAP, houve o "boom" de novas aplicações como BI, Netweaver, Business Objects (BO) para ficar nestes exemplos. E consequentemente, como explanado no artigo, a mudança no skill para contratação muda, os pré-requisitos tornam-se específicos, e assim vai. As vezes converso com um colega consultor de Basis e para cada nova plataforma da SAP as coisas mudam bastante. As exigências de atualização para este profissional são enormes.

    A minha dica aos novatos é especializar-se em alguma tecnologia e procurar pela oportunidade. Algumas consultorias estão oferecendo oportunidades para o consultor junior. Há um programa da SAP, o SAP Professionals, para a formação de 10.000 consultores na América Latina, mais informações no site da SAP http://www.sap.com/brazil/about/sap_professionals/index.epx

    Abraços e parabéns pelo artigo,

    Otávio Soares
    Gerente de projeto

    ResponderExcluir
  18. Olá Otávio,
    Agradeço seus comentários ainda mais pela abrangência sobre o mercado SAP. Esperamos que a dica possa ajudar os novos entrantes.

    Obrigado,
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir

Skype me

Skype Me™!

Conecte-se no Gtalk

MSN INSTANTÂNEO