Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Fernando é formado em Tecnologia da Informação e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Possui mais de 8 anos de experiência em Recursos Humanos de TI, onde se destacou no mercado por sua atuação como HeadHunter e Especialista em Carreiras SAP. Atualmente é Consultor Funcional SAP HCM.

4 de outubro de 2009

Como se tornar um profissional melhor?

Atualmente o mercado corporativo está cada vez mais intenso, veloz, complexo e competitivo. Contudo, existe a necessidade de se tornar cada vez mais apto para a realização de determinadas funções.
Nesse contexto atual, existe alguns fatores auxiliadores e essenciais: a saúde física, o equilíbrio emocional, a adaptabilidade, a agilidade e o relacionamento interpessoal.

Tente criar seus próprios caminhos: acredite em você mesmo, seja responsável, batalhador e integro.
Busque seu diferencial entre os outros: exponha suas idéias mesmo que tenha que discordar de profissionais de cargos superiores em algumas situações, discordar dos outros e não desistir de suas idéias é confiar em si mesmo e saber o que diz.
Administre seu tempo: separe as tarefas mais urgentes das menos importantes, gerencie seus horários e tente finalizar todas suas tarefas do dia.
Avalia-se tanto no aspecto profissional e pessoal: questione seu superior sobre seus resultados e solicite um feedback, criticas irão lhe mostrar pontos para sua auto-análise, avalie se aquilo que você faz está correto e se poderia fazer melhor e mais rápido, reserve um tempo maior para ficar com sua família, o equilíbrio é a base de tudo.
Atualize-se e procure novos conhecimentos: busque conhecimentos através de contatos, cursos, leituras, etc...mesmo que não seja disponibilizado por sua empresa, você precisará deste para agalgar novos campos e manter uma projeção em sua carreira.
Sinta o ambiente de trabalho: conheça todos os profissionais que estão ao seu redor, tente conhecer os pontos fortes e não somente os vulneráveis, saiba escutá-los e posicione-se quando for necessário, pense antes de falar mesmo que seja muito difícil em alguns momentos.
Procure seu foco: trabalhe e não espere as coisas acontecerem, pois simplesmente elas não acontecerão, procure criar novos planos de ação se os antigos já não satisfazem mais suas necessidades.
Melhore seu prazo de entrega: entenda o requisitante, seu cliente interno, seu fornecedor etc...Sua entrega deverá ser sempre a melhor possível no aspecto quantitativo e qualitativo.

Enfim, seja um profissional melhor.

Fernando Ramos

_________________________________________________________________
Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

15 comentários:

  1. Olá,

    Aguardo sugestões e comentários.

    Obrigado,
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  2. Fernando gostei e concordo com tudo que disse inclusive em TCC que fiz abordei alguns desses temas,mas o que quero lhe dizer agora é outra coisa, fui secretária e até o ano passado asessora legislativo,só que fui cometida de 2 enfermidades(epilepsia e sindrome do pânico)que não me permitem mais trabalhar fora e também me obrigaram a interromper meus estudos, tenho 26 anos e a única forma de poder voltar ao mercado de trabalho,levantar minha auto-estima e não comprometer minha saúde é ser uma SECRETÁRIA VIRTUAL,mas até agora não consegui, também estou procurando cursos on line nessa área que sejam gratuito, se tiver alguma informação sobre esse meu problema que possa vim a me ajudar, eu agradeceria muito, desde já obrigada e fico no aguardo, tchau!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,

    Agradeço seus comentários, em relação aos cursos on line, buscarei informações e encaminharei posteriormente.
    Desejo melhoras, e tenho certeza que você terá muito campo de trabalho.

    Conntinue acompanhando o blog, aguardo suas sugestões e comentários dos próximos.

    Obrigado,
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, parabéns pelo seu artigo "Como se tornar um profissional melhor?" é um toque sutil, simples e direto aos profissionais acomodados, não basta conhecer aquilo que você faz, mas, principalmente saber aplicar. A carreira profissional é como um bolo, a combinação de vários ingredientes é que dará um resultado satisfatório.
    Parabéns...

    Helmar Santos Faria
    Coordenador de Sistemas
    Certified ITIL, PMI-GO Member
    GOIÂNIA-GOIÁS

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do artigo muito bom e relevante. parabens FERNANDO RAMOS


    PROFESSOR FRANCISCO TORRES - inglesviaskype

    ResponderExcluir
  6. Olá Helmar,

    Agradeço seus comentários e elogios, continue acompanhando o blog, aguardo suas sugestões dos próximos temas.

    Abraços,
    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  7. Estou passando por um momento desses. Sai de uma empresa que limitava meu potencial, bloqueava a internet quando eu trabalhava com mídias sociais para eles. Fui mostrar os resultados e nem quiseram ouvir. Agora estou trabalhando por conta própria fazendo freelas e gerando conteúdo no meu blog http://midiassociais.blog.br e no twitter @idegasperi. Espero uma opnião de vc's!

    ResponderExcluir
  8. Bacana seu Blog Fernando! Me escreva, quero trocar uma idéia com vc... abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernando!

    Show de bola seu blog!!
    Gostei bastante do artigo sobre como ser um profissional melhor e gostei, em especial, da enquete "Como consultor, qual é a melhor forma de contratação praticada?".
    Essa é uma dúvida constante na cabeça de muitos consultores. Em especial, aqueles que estão começando nesse mercado. Afinal, é válido arriscar num desafio como PJ ou se render ao tradicionalismo e segurança do CLT?!! Eu fico com a opção PJ. Trabalhando por conta os riscos aumentam e são exclusivamente nossos mas em compensação os valores geralmente são signifcativamente maiores.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Abraço

    Bruno Freitas
    Consultor SAP Business One

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernando, boa noite

    Gostei muito do artigo, é sem dúvida de grande importância e valor, entretanto gostaria de compartilhar um sentimento consigo. Hoje em dia em um ambiente dinâmico como o nosso, nem sempre os profissionais tem feedbacks adequados, nem nas empresas, quanto menos como resultado em processos seletivos, em tudo na vida há a necessidade de melhora, assim como há a necessidade de compreensão do todo que compreende além das habilidades pessoais o entendimento do cenário como um todo. Pergunta, como conseguir um feedback que permita essa busca pela melhora contínua, além do que se considera e se "garimpa" nos canais de informação?

    Forte abraço,

    Ronaldo Silva

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Agradeço os elogios e comentários.
    Ronaldo, sua pergunta deu "margem" ao próximo artigo " A importância do "feedback" no mundo corporativo", nesse sua pergunta será respondida além de tentar esclarecer sobre feedback.

    Acompanhe e confira!!!

    Obrigado,

    Fernando Ramos

    ResponderExcluir
  12. Caro Fernando,
    Muito relevante o post.

    Se me permitir, Eu complementaria-o com a necessidade da reflexão sobre o lado pessoal.

    Quantos profissionais não engatam uma quinta marcha na rodovia corporativa e vão deixando de lado tudo aquilo que funciona como complemento, válvula de escape e até razão de vida.

    Um dos grandes problemas que certos profissionais se deparam é perceber que devem trabalhar para conseguir uma vida de melhor qualidade e na ânsia de querer fazer tudo acabam justamente deixando de lado aquilo que eles mais prezam, ou seja, a luta pela qualidade de vida.

    Acredito que tão importante quanto o lado profissional é o lado pessoal.

    Não deixe de lado aquele futebol, aquela saidinha para o clube, os churrascos com os amigos e principalmente a atenção que a família merece, pois você pode se deparar com muito trabalho e de repente sem saúde e sem ninguém por perto.

    Grande abraço,
    Carlos Majer.
    http://www.linkedin.com/pub/carlos-majer/7/827/134

    www.carlosmajer.com.br
    www.facebook.com/carlos.majer

    ResponderExcluir
  13. Caro Fernando, parabens pela sua iniciativa, poucos profissionais procuram transmitir conhecimentos aos desconhecidos, principalmente na sua área, onde pessoas despreparadas, são colocadas em função importante para indicar um parceiro para empresas e nem sabem o que estão fazendo, incapazes de garimpar a melhor opção para determinada função. Gostaria apenas de acrescentar que as pessoas devem procurar o lado ecológico do viver, quer dizer, estar de bem/integrado com o todo, não somos um ser individual, somos peça importante no Universo e aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, irá de alguma forma repercutir em algum lugar. Oxalá possamos encontrar mais pessoas como você, para tornar nosso Universo melhor. Abraços, Airton.

    ResponderExcluir
  14. Bom Fernando ótimo post o seu fala de algo que não somente recrutadores tem dificuldade mais profissionais também, que é o equilíbrio, o maior problema de se expor as suas ideias é quando as pessoas não querem ouvi-las, isso é muito complicado e chega a ser até desmotivante para os profissionais de qualquer área.
    Estou na espera pelo artigo sobre o "feedbak"

    Abraços e contigue com o trabalho.Bom Fernando ótimo post o seu fala de algo que não somente recrutadores tem dificuldade mais profissionais também, que é o equilíbrio, o maior problema de se expor as suas ideias é quando as pessoas não querem ouvi-las, isso é muito complicado e chega a ser até desmotivante para os profissionais de qualquer área.
    Estou na espera pelo artigo sobre o "feedbak"

    Abraços e continue com o bom trabalho.

    Thiago Inácio
    Estudande de Gestão da Tecnologia de Informação

    ResponderExcluir
  15. Salve Fernando, sempre um prazer ler suas colocações. Principalmente qdo coincidem, não apenas com minhas idéias, mas tb com meu momento. Há quase 2 anos venho fazendo isso que vc diz para sair do mainframe e ingressar no mundo SAP. Mas este tem se mostrado cruel, que parece feito pra o profissional pronto. Todos os pontos q vc menciona eu venho seguindo, mas apesar de estar há 30 anos em TI, sou júnior em ABAP e isso o mercado não quer. Não quero pensar assm, mas pelo o que tenho vist, acho que me falta é "padrinho", pois potencial eu tenho e minha carreira prova isso. Abraços e continue assim. Luiz Antonio (tentando ser Desenvolvedor ABAP)

    ResponderExcluir

Skype me

Skype Me™!

Conecte-se no Gtalk

MSN INSTANTÂNEO