Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Fernando é formado em Tecnologia da Informação e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Possui mais de 8 anos de experiência em Recursos Humanos de TI, onde se destacou no mercado por sua atuação como HeadHunter e Especialista em Carreiras SAP. Atualmente é Consultor Funcional SAP HCM.

13 de agosto de 2009

Gestor de redes sociais: conheça uma das carreiras quentes em tecnologia

Cargo é aposta para profissionais familiarizados com redes sociais e conectados com novas tecnologias de interação na rede.

Por Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD = 30 de janeiro de 2009 - 07h00

Hoje, é impossível para uma empresa ignorar a web. Muitas companhias, no entanto, ainda estão distantes das redes sociais e comunidades on-line, fenômeno que começou a ganhar força a partir da metade desta década. Saber lidar com essas ferramentas pode garantir que a reputação da organização siga em alta ou para melhorar o atendimento ao cliente, só para citar alguns exemplos.

Nasce, então, um novo tipo de profissional: o gestor de redes sociais. O cargo não exige formação específica em tecnologia da informação, mas obriga que o interessado conheça as últimas novidades da internet e tenha uma quase obsessão por se manter conectado. Acompanhar com muita atenção ferramentas como Orkut, Facebook, blogs e Twitter é essencial.
Administrar com eficiência o blog corporativo e conhecer técnicas de SEO (otimização de sites para mecanismos de busca) são outras exigências. Além disso, o gestor de redes sociais deve conseguir manter tudo interligado com o site da empresa.

Para Robert Andrade, analista da consultoria Robert Half, ainda não existe um perfil definido sobre este tipo de profissional. “Atualmente, quem atua nesta área acaba sendo alguém da própria companhia que conhece muito da cultura e dos produtos da empresa”, afirma. Segundo ele, este profissional conquista habilidades na internet que não são oferecidas em faculdades ou em cursos técnicos, mas apenas pela curiosidade de quem quer saber o máximo sobre o tema.

Fonte: COMPUTERWORLD (http://www.computerworld.com.br/)

2 comentários:

  1. Olá Fernando, boa noite! Como vai?

    Passando para registrar meu comentário! Realmente esta tendência já não é de "agora" e fico pensando como algumas empresas multinacionais, de nome em praticamente todos os setores de tecnologias e indústria, ainda não acompanham de perto o que veio para ficar... Eu mesmo trabalho em uma que não está antenada nem um pouco neste sentido. Em fim, rss!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jimmy,

    Agradeço seu comentário, concordo com você, algumas empresas ainda não acompanham e acreditam nessas novas ferramentas(Twitter, MSN, Gtalk, Facebook, etc..)
    Acredito que essa será uma nova oportunidade nos tempos de hoje, afinal, atualidades, dinamismo e tecnologia sempre andam lado-a-lado.

    Continue postando seus comentários e sugestões.

    Obrigado pela visita!

    Fernando Ramos

    ResponderExcluir

Skype me

Skype Me™!

Conecte-se no Gtalk

MSN INSTANTÂNEO