Edição por Mandel Souza
Qui, 16 de Dezembro de 2010 18:00
Diante da revolução digital, na qual o conteúdo está em primeiríssimo lugar, todas as áreas profissionais estão inovando suas metas, seus objetivos para seguir a tecnologia que hoje é uma realidade na sociedade como um todo.
As profissões, de modo geral, estão passando por grandes mudanças tanto do ponto de vista empresarial quanto da parte profissional. A empresa que ainda não está diretamente plugada na internet está fadada ao fracasso. E os profissionais idem.
Falando de profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), constatamos que não há bastantes profissionais com a qualidade que a própria revolução exige. Milhares de empresas estão antenadas para buscar estes profissionais o quanto antes para preencher suas vagas. Tanto para as empresas quanto para os profissionais de TI, especificamente falando, não é uma tarefa fácil.
Para falar mais sobre este tema tão atual e relevante, o Sr. Fernando Ramos, de São Paulo, especialista em recrutamento de profissionais de TI e com mais de oito anos de experiência na área falou ao RIUS sobre os grandes desafios tanto para a empresa quanto para os profissionais entrantes no SAP.
RIUS > Com a velocidade e o avanço da informação, para os gestores de RH quais são os grandes desafios para escolher seus profissionais?
Fernando Ramos > Basicamente, o grande desafio é de encontrarmos profissionais qualificados tecnicamente e com todos os requisitos adequados solicitados.
Além disso, é muito importante adequar o perfil técnico com o comportamental durante um processo de seleção. Pois, hoje existem excelentes profissionais tecnicamente, no entanto, na maioria das vezes o perfil comportamental não atende as necessidades da oportunidade, e isso é um fator imprescindível na hora da escolha do profissional contratado.
RIUS > Para os profissionais que buscam um lugar nesse mercado altamente competitivo é preciso está antenado com esta revolução digital. Quais são os maiores desafios para eles ingressarem no mercado?
Fernando Ramos > Os desafios são diversos, porém o profissional que deseja ingressar nessa área, antes de mais, precisa criar um planejamento estratégico que consiste em conhecer melhor o mercado, a tecnologia que ele se especializará, os valores praticados no mercado, as certificações necessárias, a quantidade de oportunidades reais, qual segmento de TI que ele irá atuar (desenvolvimento, suporte, funcional, etc.). Ou seja, ele precisará entender qual será seu investimento e projeção de carreira a curto e longo prazo.
RIUS > Para os gestores de RH, quais benefícios as redes sociais trazem em relação a escolher candidatos?
Fernando Ramos > O mercado de TI é bastante dinâmico, os mesmos candidatos que participaram de um processo poderão ser envolvidos em outros futuramente, e as redes nos auxilia em gerar e estreitar um relacionamento maior com esses candidatos. O que nos permite acompanhar a movimentação e carreira profissional, possibilitando a capitação e retenção dos maiores talentos do mercado.
RIUS > Como o Senhor Avalia a participação de jovens nas redes sociais em temas relevantes como meio ambiente educação, interatividade e estudos?
Fernando Ramos > Sensacional, pois diferentemente do que a maioria das pessoas podem pensam as redes sociais não são só utilizadas para relacionamentos, e sim para diversos assuntos importantes para a vida cotidiana, basta saber utiliza - lá com bom senso e responsabilidade.
RIUS > Diversas empresas fazem constantes buscas na internet por candidatos com o perfil que elas desejam. Quais são os pontos positivos e os negativos que as empresas acabam descobrindo até mesmo antes de um contato pessoal?
Fernando Ramos > A internet é uma das ferramentas que são utilizadas na busca de candidatos potenciais. Positivo é que hoje a internet está em todas as camadas sociais e conseguimos encontrarmos profissionais de diferenças áreas e segmentos. Negativo é que com a aceleração da tecnologia as pessoas ainda não sabem utiliza - lá com seriedade e coerência no aspecto profissional.
RIUS > Evidentemente que para cada área profissional empresas exigem um perfil próprio. Os profissionais de TI têm mais facilidade para poderem conquistar um lugar? Visto que estes estão mais antenados com a velocidade da informação e os novos parâmetros de recrutamento.
Fernando Ramos > Na realidade todos os profissionais de todas as áreas possuem as mesmas possibilidades, o que acontece no mercado de TI é que os profissionais têm maior facilidade em utilizar, nos dia-a-dia mecanismos mais eficientes e rápidos no contato com empresas e recrutadores de TI, como por exemplo: comunicadores instantâneos, (MSN, Gtalk, Skype, etc.), o que possibilita estar sempre antenado com o mercado de trabalho.
RIUS > Quais os atributos fundamentais para os candidatos na área de TI conseguirem sucesso no mercado de trabalho?
Fernando Ramos > Dedicação, Persistência e Integridade. È importante estar atualizado com as novas tendências tecnológicas e interagir com o mercado, tentando buscar novas soluções de negócios e tecnologia.
RIUS > Quais são as maiores dificuldades que o Sr encontra na hora de selecionar os candidatos?
Fernando Ramos > Muitas, a maior delas é de levantar as informações sobre o escopo do projeto/trabalho para onde o profissional será contratado.
Isso é fundamental para que o profissional de RH consiga ter maior assertividade na hora de recrutar e selecionar seus candidatos, se você não sabe qual a sua necessidade dificilmente terá um resultado satisfatório.
RIUS > Quando falamos em conquistar uma vaga dos sonhos em uma empresa de ponta, vêm àquelas perguntas: Como devo proceder? A formação acadêmica basta? O que eu devo fazer para mostrar que tenho potencial? O que devo estudar? Para esses profissionais e até mesmo estagiários, quais dicas o Sr compartilha com eles?
Fernando Ramos > Na minha opinião, a empresa dos sonhos pode estar mais perto do que você pode imaginar. Você não precisa estar na maior empresa do mundo e a mais conhecida do mercado para dizer que alcançou o sucesso. Todas as empresas possuem uma cultura própria e você precisa estar apto a ela ou adequar-se.
Minha dica para todos, seja integro profissional e objetivo, não espere que as coisas aconteçam, antecipe as melhores oportunidades e esteja apto a elas, o melhor termômetro é o conhecimento de mercado e o relacionamento com as pessoas.
RIUS > As mulheres estão quebrando barreiras que até pouco tempo era instransponível visto que esta área de TI é amplamente dominada pelos homens. O cenário agora é outro. A que se dá este avanço feminino na área de TI?
Fernando Ramos > Em minha opinião é devido à perspicaz das mulheres que sabem bem o que querem e aonde podem chegar. Atualmente temos bastantes mulheres atuantes no mercado de TI que são excelentes profissionais.
RIUS > As faculdades estão dando conta do recado? Ou seja, estão formando bons profissionais tanto do ponto de vista profissional quanto como ser humano?
Fernando Ramos > As universidades tem um papel fundamental na formação dos jovens, no aspecto profissional é necessário que o profissional busque um conteúdo mais aprofundado do assunto que deseja relacionar, na universidade o conteúdo é muito amplo e geralmente não tem foco. No aspecto humano, o caráter é formado no início de vida do ser humano e a família é responsável por esse ciclo.
Por isso dizemos que um bom profissional precisa estar de bem com vida pessoal, somente dessa forma ele poderá contribuir e gerar os resultados esperados com satisfação e felicidade.
RIUS > Especificamente qual sua atuação profissional? Qual seu público alvo?
Fernando Ramos > Sou formado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Gerenciamento Estratégico de RH.
Especializei-me em recrutamento de profissionais de TI, onde realizo desde a integração, ambientação, monitoração e acompanhamento desses profissionais, desenvolvendo estratégias de RH dentro do ambiente Web 2.0 (redes sociais).
Atualmente possuo um blog (fernandorhsap) onde publico artigos sobre comportamento, orientação de carreira e dicas profissionais, sempre direcionados para o mercado de TI.
RIUS > Quais dicas a serem deixadas para os profissionais que estão procurando oportunidades na área de TI?
Fernando Ramos > Ter a certeza de que esse é um mercado que você deseja seguir, pois como em qualquer área existem seus pós e contras.
- Procure atualizar-se as novas tecnologias, atualizações de sistemas, etc.
- Não tente ser mais um profissional de TI seja o diferencial, invista em sua carreira independente dos subsídios que a empresa lhe der, pense na sua empregabilidade.
- Entenda o mercado não somente como a visão técnica, mas com um todo, procure ler bastante e com conteúdo.
- Amplie seu “networking” e se relacione, busque contatos com outros profissionais, você nunca conhecerá tudo, e o muito do que você conhece será muito pouco do que você precisará conhecer.
- Seja íntegro e profissional, construa um bom relacionamento interpessoal, não basta ser o melhor profissional tecnicamente se a base de tudo são as pessoas.
Bate papo rápido:
Fernando Ramos?
Fernando Ramos> Sincero, íntegro e sempre de bom humor.
Internet para o Sr é?
Fernando Ramos > Indispensável
Um líder de sucesso?
Fernando Ramos > Jesus Cristo.
Duas empresas de sucesso?
Fernando Ramos > Google e Microsoft.
Um livro?
Fernando Ramos > Sempre o último que eu li.
O deserto?
Fernando Ramos > Mais um desafio a ser superado.
Frase favorita?
Fernando Ramos > “Não sou dono do meu emprego, mas sim da minha empregabilidade”.
Passa tempo preferido?
Fernando Ramos > Ler e praticar atividades físicas.
Palavras de sucesso?
Fernando Ramos > Objetivo, Amor e Vitória.
*Entrevista concedida para o Portal Rius, 16/12/10, acesso ao conteúdo: http://www.rius.com.br/entrevistas/17496-especialista-em-ti-fernando-ramos-em-entrevista-ao-rius-fala-sobre-o-novo-profissional-sap
Quem sou eu
- Fernando Ramos
- São Paulo, SP, Brazil
- Fernando é formado em Tecnologia da Informação e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Possui mais de 8 anos de experiência em Recursos Humanos de TI, onde se destacou no mercado por sua atuação como HeadHunter e Especialista em Carreiras SAP. Atualmente é Consultor Funcional SAP HCM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário